sábado, 14 de maio de 2011

Tomate seco

Semana curiosa, os dias foram de frio e o sol deslumbrante. Caí, levantei, ajudei, socorri, pintei e fiz tomate seco. Graças. Mas, graça não fiz.
O Tomate seco é do filhote que está longe e vai por correio - tempos modernos.

Dá um trabalhão e é bom demais... Vai a receita para quem tem paciência de passar 4 horas na boca do forno.






Tomate Seco
  • 4Kg de tomates maduros e firmes (o tipo de tomate pode ser Débora, Italianos, Cereja, Pera, de preferência para os tipos de tomates ovais)
  • 1 xícara de chá de açúcar (uso um pouco menos)
  • 1 colher de sopa de sal
ingredientes para o tempero, sim amigos, precisa temperar essa tomatada:
  • 1 cabeça de alho
  • 1 xícara de chá de azeite de oliva extra virgem (um bom azeite muda tudo, atenção!)
  • Orégano a gosto (prefiro manjericão e outras ervas frescas disponíveis)

Ainda vai ser necessário um pote para guardar os tomates secos, pode ser uma compoteira (se vire e procure sobre isso), ou um pote de maionese vazio e bem lavado. Atenção, para evitar contaminação e dores de barriga, o pote precisa ser de vidro com tampa plástica, o resto é detalhe.

Antes de iniciar faça o óbvio, lave os tomates com cuidado.

Tomates de banho tomado corte-os ao meio, retire todas as sementes manualmente, socando seu dedo no orifício do tomate, aquele gerado ao dissecá-lo, reserve os tomates em um escorredor de macarrão para não acumular a água que o mesmo solta.

Após cortar todos os tomates, pegue uma assadeira grande, coloque todos os tomates lá, com cuidado para deixar a casca virada para a assadeira.
Em um pote misture bem o sal e o açúcar.

Sobre as metades abertas dos tomates viradas para cima, jogue a mistura do sal com açúcar, mas com cuidado e de forma bem distribuída entre todas as unidades desta fruta.



tomate-seco
Feito isso leve ao forno ligado em temperatura de média para alta, em torno de 200ºC por 1 hora e meia aproximadamente, o tomate vai chorar e soltar muita água, não se desespere se uma lagoa for formada em sua assadeira, é perfeitamente normal(provavelmente).

Embora esse lago formado seja normal, ele precisa ser secado para que essa receita funcione, portanto, pegue novamente aquele escorredor de macarrão e com muito cuidado para não destruir os tomates, coloque os mesmos dentro do escorredor. Seque a lagoa da assadeira completamente.

Agora vamos recolocar os tomates dentro da assadeira, porém, atenção! Desta vez os tomates ficarão de castigo, olhando para baixo, ou seja, casca para cima.
Agora vai colocar novamente no forno, desta vez com temperatura média, em torno de 180ºC, e vai deixar assando por mais 1 hora e meia.

Após essa 1 hora e meia, você vai repetir esse processo de retirar os tomates, secar a assadeira e colocá-los novamente na assadeira com bundinha pra cima, novamente, mais 1 hora e meia no forno a 180ºC.

Após retirar os tomates da assadeira novamente verifique se os mesmos já estão secos que baste, se ainda achar que precisa de mais um pouco, faça o mesmo procedimento novamente, mas desta vez asse por apenas meia hora.

Depois disso deve estar pronto, deixe os tomates no forno para que eles possam refletir sobre o processo de amadurecimento o qual estão sendo submetidos, vai fazer bem para o lado psicológico deles.

O Tempero

Prefiro tudo fresco, o alho, as ervas, e o azeite. Se preferir os temperos menos fortes, basta "sapecar" em uma panela e assim atenuar os sabores.

Agora pegue seu tomate e prove o sal se está no seu gosto, se precisar, adicione um pouco mais.

Pegue aquele seu pote de conserva e adicione os tomates, tente fazer camadas, ou seja, coloque 3, 4 tomates, forrando bem uma camada, então regue com o caldo de azeite com alho, orégano, então comece uma nova camada, fazendo o mesmo procedimento novamente, alguns tomates, depois o azeite e companhia.

Fique a vontade para adicionar mais azeite de oliva à vontade, com cuidado para não exagerar e ocupar todo o espaço dos tomates com azeite.

Ao encher o pote, feche o mesmo e deixe na geladeira por pelo menos 24 horas. Gosto de esperar 1 semana para comer, assim os temperos estarão mais apurados.

Nenhum comentário: