quarta-feira, 30 de março de 2011

A Vaidade Moderna

Ando às voltas com essa tal vaidade moderna, que tem os braços dados com a juventude já passada e me faz lembrar que tudo o que é perfeito e arranjado demais, simétrico e combinando demais, planejado e previsível demais, limpo e plástico demais pode até ter seu valor, mas em dois segundos me amedronta tremendamente.

Ela ronda nossas vidas e dá as caras nas revistas, televisão, cinema, mídia, e num bombardeio de informações que recebemos a todo instante, se agarrou de uma forma que não tem mais volta.  Grudou na alma de quem tem 40, 50, 60, 70 anos e se imagina com 20, no corpo que dói brincando que não, na testa sem movimento, que não vinga e pensa que engana.

Vaidade por si só já me parece bastante complicado. O assunto é complexo e estou falando somente da vaidade estética. Convivi de perto, num mundo de moda, por favor sem futilidades, um mundinho cão. Mas com suas aberturas e por alto algumas delas, estudar comportamento humano, coletividade, o gostar das pessoas e suas necessidades (óbvio, que não as básicas).
Deste mundo de moda, algo foi bastante esclarecedor, existe sim a comunicação visual e ela vem antes da falada. Na comunicação visual somos responsáveis pela informação que passamos e o outro, observador tem absoluto direito de entender o que bem quer. 

Imagina assim, uma moça toda romântica, super afim de arrumar um namorado bacana, vai para uma balada vestida de “bad girl”, o que ela vai atrair? Economizaria muito tempo, investimento emocional e financeiro, tirando proveito da “comunicação visual” de acordo com sua personalidade e atraindo o que realmente gostaria. Infelizmente, sinto que a maioria das pessoas nem sabe o que são, e acabam se rendendo ao ser igual A NOVELA, a amiga descolada, ou qualquer coisa bem diferente delas, só para serem aceitas. Isso não é moderno, é bem antigo.

A vaidade moderna, não tem jeito, não são mais adolescentes, são adultos infantilizados, brigando contra o tempo.  Viraremos o símbolo e a caricatura da segunda década de 2000. Qual é a informação passada por nossos adultos infantilizados?
A falta de aceitação da vida em seu processo natural, no mínimo.




Frozen face é o nome. Não ataca somente mulheres, homens, adolescentes. Agora chegou nas crianças! O povo surtou. E o coringa - do batman é o modelo da década.


 
 
Hoje lí algo que me colocou num limite fora de qualquer entendimento.

Botox aos 8! 

matéria da RG

O mundo acabou hoje, RG sente muito. Na mais bizarra RG Não Deu ever (até aqui), exibimos as imagens estúpidas de uma mãe aplicando Botox na filha de oito (8!) anos, na desequilibrada tentativa de torná-la uma miss mirim. A americana Kerry Campbell, 34, foi manchete (leia-se piada) do tabloide The Sun ao expor Britney, sua filha, recebendo as aplicações em fotografias repugnantes. “Quando ela for um superstar e ganhar milhões, vai ser sempre grata ao que eu fiz para ela quando era tão jovem”, auto-elogia a esteticista do demônio, que injeta a substância na testa, nos lábios e ao redor dos olhos da filha, a cada 3 meses. “O que eu faço para Britney vai ajudá-la a se tornar uma estrela”, declarou a doidivanas. “Sei que um dia ela será uma modelo, atriz ou cantora, e esses tratamentos vão garantir que ela se mantenha jovem, com um rostinho de bebê”, justificou. E se defendeu: “Tenho certeza que as pessoas estão lendo este texto acham que estou sendo irresponsável, mas posso garantir que eu testei em mim o Botox e preenchimento antes de comprá-los online”. Nossa, folgamos em saber.




 A pequena Britney falou ao tabloide: “Meus amigos acham cool e querem ser como eu. Toda noite eu checo se estou com rugas – se vejo alguma quero mais injeção. Elas doíam, mas agora não choro tanto. Também quero seios e uma operação no nariz, para que eu seja uma estrela”. Meu Deus, que pavor. Estamos chocados. A mãe da mini-vítima, que vive em São Francisco, diz que as práticas são recorrentes entre as garotas que participam de concursos de beleza: “Todo mundo faz. Não é ilegal e não quero que minha filha seja a única a não ganhar essa grande ajuda extra”. Como outras garotas de sua idade, Britney gosta de Lady Gaga, de moda e de make up. Mas, como poucas de sua idade, está em risco. Quantas pessoas você já viu por aí sofrendo com os efeitos de uma tonelada de Botox aplicada sem critério? Imagine o que pode acontecer com o rosto dessa criança…  “Mais mães deveriam fazer isso com suas filhas”, finaliza Kerry, no seu escabroso relato.

Como vai ser envelhecer nos dias de hoje? Com saúde eu torço, porque as dores já incomodam demais. Entendo que alguns cuidados, de coisas que a vida nos fez, são aceitáveis e até fazem bem... Só que a dose está desasjustada, isso é fato. Essa mãe merecia ser presa!

Será que não podemos envelhecer com dignidade, nos aceitar e entender que a morte virá. Que talvez nossos filhos prefiram ter por perto mães de acordo com sua idade e não “tardias adolescentes”.  Será que não é mais natural envelhecer com rugas, ou será melhor envelhecer com rostos que não se parecem em nada com que um dia tivemos? Fica aqui minha completa indignação!







 

Nenhum comentário: