sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Uma de minhas flores preferidas - Alcachofra



Sexta-feira é sempre dia de pensar em flores e comidinhas. Quando conheci o Robin (há 6 anos - como assim? Já faz tanto tempo...), nunca tinha comido alcachofras. Eu comia desde criança. Não! Não é nada besta, fácil de encontrar e bastante produzidas no Brasil... Minha família, cozinha, gosta de comidas e mais que tudo de um bom papo a mesa. Aprendi com ela - minha família- que comer é um grande prazer, é um gesto generoso de querer agradar ao outro, um carinho para o corpo, alma e coração. Cozinhar é um presente, para quem faz, para quem participa e para quem come, também. Em nossas cozinhas existem uma bagunça sem fim. Um mundo pessoas, que dão palpite, querem aprender e experimentar. Não são feitas só de mulheres, todos ajudam e cozinham. Nem sei o que é melhor... O fazer ou o comer. Funciona como um ritual, onde cada passo esta sendo preparado. Ah existem surpresas, sempre!

Quando fiz para o Robin a primeira vez, ele achou que comia algo muito "chic". Não sei de onde tiraram essa idéia, de que comidas tradicionalmente francesas são sempre tão sofisticadas... Algumas são eu sei, mas aqui no Brasil temos uma influencia enorme deles, não só em comidas... Nosso próprio sistema de educação escolar é francês.

Surpresa gostosa, para Robin era primeira vez de algo que ouviu falar durante a vida. Para o Theo - meu enteado, que na época tinha 8 anos - era algo realmente desconhecido. O mocinho solta essa - Pa! Adorei essa sua florzinha... Ele adorou na verdade o ritual de soltar cada folha e ir comendo, ate chegar no fundo da alcachofra, aqui ajudamos ele a tirar seus pelinhos... Brinca comigo ate hoje, dizendo que o melhor sempre esta no fim.

Das alcachofras, para um pequeno mocinho virou uma brincadeira de descobrir que comidas verdes podem ser gostosas... Para meu moço grande, a brincadeira é me dizer, que estraguei ele para sempre. Cada um tem sua preferencia, eu e o Theo - hoje tem 13 anos- preferimos alcachofras só com manteiga quase queimada e sal... Já Robin prefere que eu as recheie (folhinha por folhinha, e sem nenhum pelinho no final), com uma espécie de farofa. Essa da trabalho!

Muitas vezes fico com dó de comer, adoro quando estão com as flores abertas, ai é só colocar água no vaso!

Além de deliciosas, só fazem bem...

Segue texto de Rose Aielo Blanco

"Ao saborear uma alcachofra, além de consumir um poderoso alimento, você estará se deliciando com uma flor exótica e medicinal. Conheça aqui, as virtudes dessa delícia.

Na verdade, a alcachofra (Cynara scolymus) que consumimos é uma flor imatura, pertencente à mesma família das margaridas e dos girassóis - a família das Compostas. Conta-se que ela saiu do jardim e foi para a mesa na época do Império Romano, quando suas propriedades nutritivas e medicinais foram descobertas e a alcachofra passou a ser privilégio apenas da mesa de nobres e reis. Hoje, felizmente, não é preciso ser nobre para desfrutar deste privilégio (apesar do preço ser às vezes proibitivo!).

Considerada uma iguaria exótica, esta hortaliça parece ter sido feita para ser deliciada a cada pétala e não para ser devorada. Afinal, dela consumimos apenas a parte carnuda das "pétalas" e o "fundo" da flor, depois de retirados os espinhos. O trabalho é compensador, se levarmos em conta suas excelentes propriedades nutritivas e medicinais: a cada 100g comestíveis, encontramos boas doses de vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, fósforo, iodo, sódio, magnésio e ferro. A lista de suas qualidades terapêuticas também é digna de registro. Para começar, o sabor amargo estimula as secreções digestivas. A água do cozimento da alcachofra é um verdadeiro chá de efeito diurético, estimulante da vesícula biliar e ativador da digestão.

Aliás, a alcachofra é considerada um eficiente auxiliar da digestão e a ciarina – substância encontrada na planta – pode melhorar as funções do fígado. A medicina popular já consagrou esta iguaria como um perfeito alimento-remédio, ideal para as pessoas com problemas hepáticos e para os diabéticos.

Várias experiências realizadas com o extrato da alcachofra atestaram sua eficiência na redução do excesso de gordura no sangue, porém, o simples fato de consumí-la já traz inúmeras vantagens, entre elas, o poder de combater anemias e raquitismo, pela boa dose de ferro e vitamina C que contém."


Nenhum comentário: